quinta-feira, 16 de março de 2017

M A T E M Á T I C A

M A T E M Á T I C A   PARA PROVÃO DO ENSINO MÉDIO

 

01. CONJUNTOS: Classificação; Relação de Pertinência e Relação de Inclusão; Igualdade e Desigualdade; Operações: União, Intersecção e Diferença; Número de elementos de um conjunto; Número de elementos da União e Número de elementos da Intersecção entre conjunto; Produto Cartesiano; Problemas.

 02. RELAÇÃO E ESTUDO DAS FUNÇÕES: Conceito e Definição; Relação; Par ordenado; Domínio, Contradomínio e Imagem; Domínio de uma função real e Raiz de uma função; Função Par e Ímpar, Crescente e Decrescente, Injetora, Sobrejetora e Bijetora, Composta e Inversa; Função Afim, Valor, Estudo do sinal, Proporcionalidade e Problemas; Função linear (1º grau); Função quadrática (2º grau), Valor, Vértice da parábola, Valor máximo e Valor mínimo, Imagem, Estudo do sinal e Problemas; Equações modulares e Problemas; Equações exponenciais e Problemas; Funções logarítmicas, Propriedades operatórias e Problemas.

 03. SEQUÊNCIAS E PROGRESSÕES - ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA: Conceitos gerais; Termo geral; Soma dos termos; Interpretação dos termos e Problemas.

 04.  MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES: Tipos de matrizes e Igualdade; Operações: Adição, Subtração e Multiplicação; Cálculo de determinante de uma matriz; Resolução de sistemas lineares e Problemas.

05. ANÁLISE COMBINATÓRIA E BINÔMIO DE NEWTON: Fatorial; Permutações simples; Arranjos Simples; Combinações simples; Números binominais; Termo geral do binômio de Newton; Problemas.
 06. TRIGONOMETRIA: Relações Métricas e Trigonométricas no Triângulo Retângulo; Equações, Transformações, Funções e Relações Trigonométricas.

 07. GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: Conceitos primitivos e Axiomas; Ponto, Reta e Plano: Propriedades, Relações, Posições e Determinações; Paralelismo e Perpendicularismo: Propriedades e Teorema; Projeções ortogonais; Distâncias.

 08. GEOMETRIA ANALÍTICA: Medida algébrica de um segmento; Sistema cartesiano ortogonal; O ponto: Distância entre dois pontos, Ponto médio de um segmento e Condição de alinhamento de três pontos; A reta: Equação geral da reta, Inclinação e Cálculo do coeficiente angular de uma reta, Equação da reta que passa por um ponto e Equação reduzida da reta e Função afim; Problemas.

 09. NÚMEROS COMPLEXOS: Definição e Representação algébrica; Conjugado e Módulo; Igualdade e Operações; Problemas.

 10. POLINÔMIOS E EQUAÇÕES POLINOMIAIS: Conceito e Definição; Polinômio identicamente nulo; Grau de um polinômio; Valor numérico de um polinômio; Igualdade de polinômios; Raiz de um polinômio; Operações: Adição, Subtração e Multiplicação; Grau da equação polinomial; Raiz da equação polinomial; Conjunto solução da equação polinomial; Determinação das raízes da equação polinomial; Problemas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...