Todas as quartas feiras no
período matutino o CEEJA Vilhena reúne seus professores na Formação Continuada.
Esses estudos vêm acontecendo aos longos desses últimos anos em dois momentos;
com a Equipe Pedagógica da escola em estudos e planejamentos de aulas e com os Professores
de Multimeios em oficinas para o uso pedagógico das mídias escolares.
O professor é hoje o responsável pela mudança de
atitude e pensamento dos alunos. Precisa também estar preparado para os novos e
crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas
tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento (o que inclui a internet), como
hoje.
A
formação continuada de professores surge da
necessidade de contínuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas
sobre a própria prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo
ensino-aprendizagem e só acontece pela ação do professor e a necessidade de se
superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua
utilização para a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja
também pesquisador de sua própria prática.
Nesse segundo semestre de 2015, a Gestão Escolar vem com uma
nova proposta de Reestruturação das
Avaliações no Sistema Modular e Coordenadoria que irá fazer um acompanhamento
nos planejamentos de aula por área de Conhecimento.
Texto e fotos Ana Campana
3 comentários:
Nesse semestre também, estaremos em parceria com professores e equipe pedagógica a Metodologia Tutoria por Área, por acreditar que professores e equipe não docentes são capazes de inovar práticas pedagógicas focada no desenvolvimento de competências e habilidades de nossos alunos, aprimoramento o desempenho acadêmico de todos.
A Tutoria é uma metodologia de formação que pode ser oferecida para o professor na sua prática de sala de aula, e/ou para as lideranças responsáveis pela gestão pedagógica da escola, durante o desempenho de suas funções. No cotidiano da escola, o tutor – geralmente um profissional mais experiente - reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos, de caráter prático e modelar ao contexto em que está atuando.
Postar um comentário